O Brexit finalmente aconteceu! Que diferença faz para os viajantes brasileiros?

Três anos após o referendo do Brexit, o Reino Unido oficialmente saiu da União Europeia. Aqui, respondo perguntas comuns para os brasileiros que pretendem viajar para a Europa e o Reino Unido.


Então, o que mudou?

A resposta a essa pergunta é simples: por enquanto, nada mudou!

O Reino Unido entrou num período de transição que durará até 31 de dezembro de 2020 (pelo menos!) E durante esse período todas as regras e regulamentos, incluindo as regras de imigração, permanecem os mesmos. Portanto, para brasileiros (e outros estrangeiros) que vão ao Reino Unido para turismo ou estudo, os requisitos de visto não foram alterados (veja abaixo um lembrete dos requisitos atuais).

Em outras palavras, o Brexit não afeta os viajantes brasileiros que viajam para o Reino Unido ou a Europa (veja abaixo sobre os portadores de passaporte europeu).


O que acontecerá após o período de transição?

A resposta curta para essa pergunta é: ninguém sabe!

Durante esse período, o Reino Unido e a UE tentarão negociar todas as questões envolvidas no Brexit (e há muitas!), mas isso afetará apenas os cidadãos do Reino Unido e da Europa. Para os viajantes brasileiros, não há previsão de alteração de regras ou requisitos.


Eu tenho um passaporte europeu, serei afetado?

Se você possui um passaporte europeu (por exemplo, italiano ou espanhol) e é residente no Brasil, você pode viajar para o Reino Unido ou para a Europa normalmente (veja abaixo as regras e requisitos atuais).


Nota importante: ETIAS

A partir de 2021 (data exata a ser confirmada), todos os viajantes não-europeus que vão para países europeus no espaço Schengen* deverão ter uma autorização eletrônica de viagem chamada ETIAS. Isso não é um visto e será similar aos sistemas eletrônicos dos EUA e do Canadá. O ETIAS será emitido on-line e haverá uma taxa estimada entre 7 e 10 Euros.


Obrigado pela leitura! Espero que isso responda às perguntas mais comuns.


Precisa de mais informação? Confira os links abaixo.


Gostaria de obter mais informações e sobre como viajar para o Reino Unido ou a Europa por prazer ou para estudar? Envie sua pergunta. Ficaremos felizes em ajudar!



Resumo das regras e requisitos atuais para viajantes brasileiros.


Para o Reino Unido - Atualmente, os brasileiros que visitam o Reino Unido para fins turísticos ou comerciais não precisam de visto, desde que não fiquem mais de 180 dias. Se você pretende ficar mais de 180 dias, para estudar, por exemplo, precisará de um visto de estudo. Para mais informações, visite os links abaixo ou envie-nos uma mensagem e teremos prazer em ajudar.

www.gov.uk/check-uk-visa

www.gov.uk/browse/visas-immigration

www.gov.uk/guidance/immigration-rules

http://cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br/viagem_ao_reino_unido.xml


Para a Europa - Atualmente, os brasileiros podem visitar países no espaço Schengen * (isso inclui os principais países europeus - veja a lista completa no link abaixo) por até 90 dias sem visto para turismo, negócios e algumas viagens de estudo. Se você pretende ficar mais de 90 dias, precisará de um visto (veja o link abaixo). Nota importante: a regra é uma estadia máxima de 90 dias em um período de 6 meses em QUALQUER dos países Schengen, NÃO 90 dias em cada país!

https://www.schengenvisainfo.com/tourist-schengen-visa/

https://www.schengenvisainfo.com/schengen-visa-countries-list/




Isenção de responsabilidade: As informações aqui apresentadas servem apenas como guia e são corretas, até onde sabemos, no momento da publicação. As regras e os requisitos de viagem mudam com frequência. Antes de viajar, você deve sempre verificar com as autoridades do país de destino as regras e regulamentos atuais.

60 visualizações

65 99213 9672

©2019 por Expert English